quinta-feira, 9 de maio de 2013

Tarte au citron meringuée...

... para celebrar as primaveras do monsieur cá de casa! Adoro o saborzinho do limão, o seu aroma e a frescura que deixa em qualquer preparado. Andava a namorar um tarte de limão há ages e, como surgiu a ocasião especial para a pôr em prática, concretizei o namoro:


Base:
250 gr. de farinha
100 gr. de margarina
100 gr. de açúcar fino
1 pitada de sal
1 ovo
extrato de baunilha

Trabalhar a manteiga e o açúcar com uma estpátula até obter um creme homogéneo, juntar o ovo, a baunilha e por fim a farinha com a pitada de sal. Terminar moldando com a palma da mão e deixar repousar durante 30 minutos.

Tender a massa com a ajuda de um rolo e forrar uma tarteira ou um aro - eu fiz com um aro - previamente untado com margarina. Encher o fundo com feijões sobre uma folha de papel vegetal e levar ao forno até dourar.

Creme:
6 limões (usei 4 pois eram enormes)
6 ovos
250 gr de açúcar
60 gr. de manteiga

Levar ao lume, brando, o açúcar, a raspa e o sumo dos limões e os ovos. Mexer com um fouet até engrossar, sem deixar ferver, juntando por fim a margarina.

Merengue:
6 claras
300 gr. de açúcar

Bater as claras em castelo, juntar o açúcar depois de firmes e continuar a bater durante 5 minutos.

Verter o creme de limão na base previamente cozida e levar a 130º durante 15 minutos. Depois de arrefecer, colocar o merengue e levar a gratinar ao forno.

Servir bem fresco e...
deixar-se deliciar!

9 comentários:

  1. É das minhas preferidas pois doro sabor citricos.
    Ficou mesmo uma tentação.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Hummmm bem que eu queria aqui agora mesmo srsr
    Ficou com uma carinha tão apetitosa..


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Adoro essa tarte!
    Fico muito feliz com a tua participação, minha querida.
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Bem, já suspirei com a tua tarte! Que merengue belíssimo e que rico interior!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei a bater mal quando vi o interior desta tarte, que maravilha :( Tb queroooooooooo :)
    Boa semana
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  6. Una verdadera exquisitez, me encanta como te ha quedado. Un abrazo, Clara.

    ResponderEliminar